A maioria dos clientes que adquirem carros elétricos não pensam na adequação do sistema elétrico da sua residência ou empresa para receber os carregadores veiculares. Na maioria dos casos, pensam que os circuitos elétricos de suas casas vão suportar a conexão para a tomada a ser disponibilizada para o seu EV ( de Veículo Elétrico em inglês). A realidade não é bem essa! Os carregadores veiculares precisam, na maioria das vezes, de circuitos elétricos exclusivos e com potências elevadas e ainda, com um bom aterramento. A maioria das residências e condomínios não estão preparados para receber os carregadores veiculares. Mesmo uma grande parte dos imóveis em construção, sejam condomínios ou residências unifamiliares, ainda não tem estes requisitos atendidos em seus projetos.
Existem vários modelos de carregadores veiculares disponíveis no mercado. Hoje, a faixa de potência mais comum é a que vai de 7 kW até 22 kW. Um carregador de 7 kW, para efeito de comparação, exige mais potência (durante seu funcionamento) que um dos maiores chuveiros disponíveis no mercado. Uma boa parte das pessoas sabe que os chuveiros necessitam de circuitos e dispositivos de proteção separados de outros de outros circuitos. Mas o carregador veicular (EV Charger) é relativamente novo e mesmo muitos eletricistas e engenheiros não conhecem ainda os requisitos para sua instalação.
Existem modelos portáteis e modelos fixos na parede. Existem modelos inteligentes e outros simplificados. O importante é antes de comprar, verificar qual será a periodicidade do seu uso e a demora de carregamento aceitável para você. Menos tempo de carregamento implica em Carregadores de Veículos mais caros e infraestrutura elétrica mais especializada. Se você mora ou trabalha em um Prédio de Condomínio que não foi construído já tendo a infraestrutura elétrica dimensionada para fornecer a energia para os carregadores, provavelmente o condomínio vai ter que adequar as suas instalações elétricas tais como, entrada de energia, circuitos alimentadores, quadros de forças etc.
Um outro aspecto importante sobre os Carregadores Veiculares é que eles possuem uma integração muito boa com a geração de energia solar fotovoltaica. Usinas fotovoltaicas podem ser acopladas aos carregadores, fornecendo energia limpa para os Veículos Elétricos.
como devo escolher o meu carregador ?
A seguir, alguns critérios que você poderá usar para escolher o tipo do carregador veicular certo para você:
Um carregador de aproximadamente 7 kW vai levar perto de 8 horas para carregar uma bateria veicular de 60 kWh. Se for uma bateria de 100 kWh, vai levar perto de 13 horas. Tomando como referência estes valores, podemos prever que a maioria dos proprietários vai optar, se puder, por instalar um Carregador Veicular de maior potência, que pode diminuir em muito estes prazos. Mas por outro lado, estes carregadores mais potentes irão exigir circuitos elétricos mais robustos também. Como exemplo, tomemos o caso de um prédio de 10 andares com um apartamento por andar. Limitando a 2 carros por apartamento já teríamos um acréscimo de pelo menos 440 kW à potência inicialmente calculada para a entrada de energia do condomínio. Boa parte dos condomínios não tem essa potência disponível em sua entrada de energia. Pode acontecer de que nem mesmo a concessionária possa oferecer esta quantidade de energia, de imediato, sem um reforço na rede de distribuição dela.
Avaliar estes critérios podem fazer muita diferença na hora de escolher o Carregador Veicular mais adequado para você!
Partindo do que já foi exposto, é aconselhável que você converse com o arquiteto ou projetista do seu imóvel ainda antes da conclusão da etapa de projetos. Ele deve estar ciente das suas necessidades relativas aos Carregadores Veiculares e deve fazer as previsões necessárias no projeto antes do início da obra. Alguns aspectos tais como a Entrada de Energia da Concessionária já podem ser dimensionados nesta etapa evitando gastos desnecessários no futuro.