
Quando o assunto é o aproveitamento da energia solar em residências e empresas existe muita desinformação. Muitos arquitetos e engenheiros civis projetistas ainda não foram alertados para as reais necessidades dos projetos arquitetônicos e complementares. Os cursos de formação na área ainda não oferecem uma visão abrangente e atualizada sobre o assunto. A matéria ainda é tratada sem muito aprofundamento técnico e é normalmente deixado para uma fase posterior da obra onde, na maioria das vezes, não é mais economicamente viável fazer as adaptações necessárias.
É nesse cenário de preocupação que muitos proprietários de obras novas encontram-se envolvidos. Por falta de assessoramento na etapa de projetos, eles podem se sentir confusos com relação às atitudes certas a tomar. Muitas vezes, na hora do orçamento da instalação da Usina de Energia Fotovoltaica eles descobrem que os seus telhados não têm o potencial de geração de que vão necessitar. Aí pode ser tarde demais para buscar uma solução com um bom custo-benefício! Nesta situação, não há o que ser feito sem o gasto de uma grande soma de recursos que poderia ter sido evitado se houvesse a preocupação no tempo adequado.
Tendo isso em mente, criamos esse texto e um serviço no nosso site que vai te ajudar a identificar o melhor momento de tomar as providências para que a sua residência ou empresa tenha o melhor potencial de geração de Energia Fotovoltaica!
Curioso sobre essa informação importante? Continue lendo esse texto.
Talvez essa seja uma das perguntas que os proprietários de obras de novas residências mais nos fazem quando somos procurados para fazer um projeto de usina solar e dizemos a eles que as residências deles não apresentam boas condições de aproveitamento. Infelizmente as obras já estão em um estágio tal que não mais oferecem (sem grandes gastos) condições de serem adaptadas.
É para evitar esta e outras dores de cabeça que você que vai construir um imóvel e deseja utilizar os benefícios da Geração de Energia Fotovoltaica deve estar bem atento ao projeto arquitetônico do imóvel.
Não é só a geração fotovoltaica que é grandemente afetada pelos detalhes dos projetos arquitetônicos. O aquecimento de piscinas e o aquecimento de água para os chuveiros e torneiras também. É necessário que o projetista fique atento às necessidades destas duas áreas distintas do aproveitamento da Energia Solar.
Você pode até estar se perguntando se é possível que os projetistas, na atualidade, ainda não se preocupem com estes detalhes. Mas, infelizmente, esta ainda é uma realidade que pode ser encontrada em muitos casos. O conhecimento dos detalhes destas áreas ainda não está bastante difundido. Cabe, hoje em dia, principalmente ao proprietário prestar muita atenção ao projeto arquitetônico e aos projetos complementares da sua futura obra.
Ao apresentar as suas necessidades ao arquiteto ou projetista o proprietário deve deixar bem claro que deseja utilizar a energia solar em suas duas formas de captação: Energia Fotovoltaica e Energia Solar para aquecimento de Água (quando for o caso). O arquiteto ou projetista deve saber desde o começo deste seu requisito. A partir daí o bom projetista vai se preocupar, em cada momento do projeto, com o objetivo de buscar a melhor solução para otimizar o aproveitamento da Energia Solar.
Os projetos são muito diferentes uns dos outros. Um projeto busca o conforto acima de tudo. Outro busca uma melhor integração com a natureza do local e outro ainda, a melhor funcionalidade. Mas a otimização do aproveitamento da Energia Solar exige cuidados comuns em todos os projetos. Existem elementos chaves que devem ser observados, sob pena de, na situação extrema, inviabilizar o uso da Energia Solar na futura residência ou empresa. É extremamente importante que os seguintes requisitos sejam observados na elaboração do projeto:
Certamente terá dado um grande passo! Esta relação de cuidados não é completa, mas engloba a maior parte dos cuidados que vão fazer uma grande diferença na geração de Energia Solar. Mas na hora de escolher e dimensionar corretamente a sua Usina, projetar e instalar os seus equipamentos, você ainda deverá contar com a assessoria de bons profissionais e bons fornecedores. O correto dimensionamento e o projeto mais adequado também vão influenciar bastante nos seus resultados. Mas não tenha dúvida, a geração de Energia Solar é um dos investimentos de melhor resultado financeiro hoje em dia. Sem falar nos aspectos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. Mãos à Obra!!!!!