NBR5410, NBR5419, NBR14039, NBR16690 e NBR15749
Aterramento: Infraestrutura elétrica de baixa impedância à terra que permite o escoamento das correntes de falta e das descargas atmosféricas, sem riscos de danos às pessoas e às instalações e ainda permitindo o correto funcionamento dos equipamentos (aterramento funcional).
Equipotencialização: Infraestrutura elétrica que consiste na interligação de elementos específicos, com o objetivo de mantê-los no mesmo potencial elétrico, evitando assim o risco à vida humana.
Segundo a norma NBR16690, todos os módulos e estruturas constituintes do gerador fotovoltaico devem ser equipotencializados e ligados à infraestrutura de aterramento do edifício. É comum verificar em instalações de Usinas Solares o uso de “clips” e outros equipamentos não normatizados com a finalidade de equipotencializar os elementos das mesmas. A norma brasileira sobre o assunto especifica o uso de cabos para este fim. Ainda não existem outros elementos ou equipamentos normatizados para esta finalidade.
Ainda sobre a infraestrutura de aterramento, a norma estabelece os tipos de eletrodos a serem usados e que todo edifício deve ter sua própria infraestrutura (ressalvadas as exceções). Desta forma, o aterramento da Usina que está localizada sobre um telhado de uma edificação, deve usar a mesma infraestrutura de aterramento da edificação.
O uso das técnicas e equipamentos adequados para executar o aterramento e a equipotencialização vai garantir a segurança e o bom funcionamento da sua Usina Solar.
A Sun América
A Sun América Energia tem equipe capacitada para projetar, instalar e manter sua usina Solar. Entre em contato conosco!